A Física é a ciência que investiga as leis do Universo no que diz respeito à matéria e à energia, que são seus constituintes e suas interações. O que contém energia contém informação. Há 21 campos de atuação da Física e estes estão representados nas cartas de Tarô, os 21 arcanos maiores.
A Física Teórica é a parte da física que formula e investiga teorias que se destinam a descrever e explicar os processos físicos encontrados na natureza e que é capaz de prever fenômenos naturais que ainda não foram observados. A observação pela física experimental é necessária e complementar e pode ou não validar as contribuições teóricas. A linguagem formal da física teórica é a matemática.
Física Experimental é a parte da física que estuda, através da observação experimental, os fenômenos físicos, verificando as previsões, limites e valores das grandezas de uma teoria física e, muitas vezes, obtendo dados sobre fenômenos ainda não conhecidos ou que ainda não possuem uma descrição teórica.
Na etmologia significa 'ciência, estudo da natureza', de phusikós, de phúsis 'natureza', der. de phúó 'brotar, nascer, crescer'; título do tratado sobre física Tà Phusiká, de Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), ainda que não original, é do seu tempo.
Filosofias peculiares da Física: 1) Determinismo Científico - Diz que tudo que existe não passa de partículas e que o movimento dessas partículas é determinado para sempre quando determina-se a posição e a velocidade da partícula no momento atual. Ou seja, conhecendo a posição de todas as coisas e a sua velocidade, poderia se conhecer todo o passado e o futuro. O determinismo stricto sensu não existe na Física Quântica, pela qual só se pode determinar probabilidades de posições e velocidades, nunca valores exatos.
2) Reducionismo - Descreve leis básicas que descrevem o comportamento do Universo. Todo tipo de conhecimento poderia ser reduzido a essas leis básicas. Lei é a expressão definidora das relações constantes que existem entre os fenômenos naturais, como, p.ex., o enunciado de uma propriedade física verificada de maneira precisa. Por exemplo, acredita-se que todos os fenômenos químicos possam ser deduzidos da Física Quântica, se o número de cálculos envolvidos for viável. Um dos propósitos da Física, talvez o principal, é encontrar essas leis básicas que regem o Universo. O Reducionismo coloca a Física na posição da ciência mais básica de todas, pois, a partir dela, seria possível obter-se todas as outras. Isso quer dizer que todos os conceitos das outras ciências poderiam ser reduzidos a conceitos físicos. Entretanto, ao contrário do que pode parecer, essa visão não tenta caracterizar as outras ciências como inúteis, pois o conhecimento das leis básicas não garante que seja viável tratar sistemas complexos sem se utilizar de conceitos derivados delas. Por exemplo, muitos conceitos da Química são úteis porque não é viável nem necessário tratar os sistemas puramente com Física Quântica.
OS ARCANOS MAIORES E A FÍSICA
Campos de estudo da Física
Mecânica clássica: Estática Dinâmica Mecânica dos fluidos
Electromagnetismo: Eletricidade Magnetismo Eletrônica
Ondulatória: Óptica Acústica
Termofísica: Termodinâmica Calorimetria
Física moderna: Relatividade Mecânica quântica Física de partículas Física nuclear
Física aplicada: Físico-química Astrofísica Geofísica Biofísica Física médica
1 - O Mago - Física Atômica: Ramo da física que estuda o átomo como uma totalidade, investigando suas propriedades físicas e interações com outros átomos e com campos externos, sem deter-se nas interações dentro de seu núcleo; ocupa-se do estudo do átomo como um conjunto elétron-núcleo.
2 – A Sacertodisa – Geofísica, f. da terra, relativo à física do globo, investiga os fenômenos físicos que afetam a Terra, tais como: gravidade (força de atração que a Terra exerce sobre um corpo material, austeridade), magnetismo, sismicidade (movimentos da terra), fenômenos elétricos etc. Aplicações na tecnologia: Eletrônica, Física Computacional, Física de Materiais (arcano 10), Mecânica Estatística (10), Física Matemática (arcano 19), Física de Plasmas (arcano 18), Oceanografia (arcano 14), Econofísica (10), Física Atmosférica (arcano 17).
3 – A Imperatriz – Biofísica, f. médica. Campo extremamente amplo das ciências biológicas e da medicina, que estuda os processos físicos, bioquímicos e fisioquímicos que ocorrem nos seres vivos, no plano celular, tissular ou dos organismos. A biofísica é uma ciência interdisciplinar que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões de biologia. A biofísica busca enxergar o ser vivo com um corpo, que ocupando lugar no espaço, e transformando energia, existe num meio ambiente o qual interage com este ser. Aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e mesmo nucleares estão na fundamentação de vários fenômenos biológicos, e portanto, podem ser tratados pelos conhecimentos das ciências físicas. É estudada por algumas ciências da saúde e biológicas, como Medicina, Fonoaudiologia, Odontologia, Enfermagem e principalmente Fisioterapia e Biomedicina. Em resumo: biofísica é o estudo da matéria, espaço, energia e tempo que ocorrem nos Sistemas Biológicos.
4 – O Imperador - Física de Partículas: Estuda os constituintes elementares da matéria e da radiação, e a interação entre eles e suas aplicações. É também chamada de Física de altas energias, porque muitas partículas elementares só podem ser detectadas a energias elevadas. O elétron e o próton foram as únicas partículas aceleradas até os dias de hoje, outras nunca foram detectadas (como o gráviton) e as restantes foram detectadas através da radiação cósmica (como o méson pi e o méson mu).
A Física de partículas, estudada pela Mecânica Quântica (parte da Física Moderna), busca o fundamental, o nível mais básico da matéria e da Natureza. Todo o nosso mundo visível se fundamenta nesse nível invisível das partículas elementares. Podemos chamar de partículas elementares toda a porção indivisível da matéria, como os elétrons, os prótons, os nêutrons e outras.
5 – O Hierofante – Teoria Restrita da Relatividade, relatividade especial: A noção de variação das leis da física no que diz respeito aos observadores é a que dá nome à teoria, à qual se apõe o qualificativo de especial ou restrita por cingir-se apenas aos sistemas em que não se têm em conta os campos gravitacionais. A relatividade restrita também teve um impacto na filosofia, eliminando toda possibilidade de existência de um tempo e de durações absolutas no conjunto do universo ou como dados a priori da nossa experiência. Obrigou os filósofos a reformular a questão do tempo. Tradicionalmente, os realistas sobre o tempo defendem a existência do tempo separadamente da mente humana. Os anti-realistas sobre o tempo, principalmente os idealistas negam, duvidam ou problematizam tal existência separada.
6 – A Indecisão - Mecânica dos Fluidos: Estuda a viscosidade, plasticidade, elasticidade e o escoamento da matéria, das mudanças na forma e no fluxo de um material. Fluido é qualquer substância capaz de fluir como os líquidos e os gases e que não resiste de maneira permanente às mudanças de forma provocadas pela pressão.
7 – O Carro - Física Moderna: Parte da física que utiliza os conceitos que surgiram no início do séc. XX com a mecânica quântica e com a relatividade especial. Obs.: p.opos. a física clássica.
F. Semiclássica: Método que utiliza a combinação de teorias das físicas clássica e quântica no estudo de sistemas físicos [Tal tipo de enfoque dos fenômenos físicos implica determinadas aproximações e só é possível sob certas condições.]
8 – A Justiça - Mecânica Quântica: Conjunto de teorias que incluem os fenômenos de origem quântica em sua formulação; física ondulatória (16). Do lat. quantum, 'grande quantidade', de quantus, 'tão grande', quanto (em correlação com tantus). Num sistema físico quantizado, menor quantidade possível pela qual pode mudar de valor uma grandeza física observável na passagem de um valor discreto para outro. Na teoria quântica de campos, um quantum pode ser considerado uma excitação permitindo sua interpretação como uma partícula, por exemplo, o fônon (física da matéria condensada – O Louco. A quasipartícula surge da excitação de um sistema de muitos corpos que se comporta como uma partícula, mas não existe como partícula livre. A descoberta de que as ondas eletromagnéticas podem ser explicadas como uma emissão de pacotes de energia chamados ‘quanta’ conduziu ao ramo da física que lida com sistemas atômicos e subatômicos.
(Veja Tudo Sobre Incerteza - Mecanica Quântica – Completo 48 min no http://www.youtube.com/watch?v=Sd0CsdL8Rvo)
9 –O Eremita – Teoria do Caos e F. Óptica: Estuda as leis relativas às radiações luminosas e aos fenômenos da visão. Do gr. optikê 'a arte de ver, a ciência da visão'.
O ângulo sob o qual algo ou alguém é observado ou considerado; ponto de vista, perspectiva. Maneira, aspecto particular de considerar ou entender algo (uma determinada situação, um tema, uma questão etc.); perspectiva, visão.
10 – A Roda da Fortuna – Física Nuclear: Ramo da física que estuda a constituição, propriedades e interações dos núcleos atômicos com outros núcleos atômicos e com campos externos, bem como a geração de energia através dos fenômenos de fissão e fusão nuclear; física do núcleo.
F. Aplicada: O estudo da física visando a aplicações, em particular no desenvolvimento tecnológico; física aplicativa.
F. Estatística: Conjunto de teorias cuja descrição dos fenômenos macroscópicos utiliza métodos estatísticos aplicados aos constituintes microscópicos para sistemas que se encontram em equilíbrio ou fora do equilíbrio. Técnicas da Mecânica Estatística (10) têm encontrado aplicações em: Neurociência(20), Economia(10), Teoria da Informação(12), Teoria da Computação(10)
Aplicações em outras ciências(10): Agrofísica(10), Econofísica em Finanças (10).
F. Coloidal: Ramo da física que estuda a estrutura e características físicas dos colóides (Sistemas sólido, líquido e gasoso, aparentemente homogêneo, que contém uma fase dispersante e outra dispersada, com partículas de tamanho intermediário entre as de uma solução verdadeira e as de uma suspensão, e que lhe conferem propriedades peculiares de dispersão de luz, passagem através de membranas etc.).
11 – A Força - Física Molecular: Ramo da física que estuda a constituição, propriedades e interações das moléculas com outras moléculas, átomos e com campos externos [Há uma superposição de parte de sua abordagem com a da física atômica.]
12 – O Enforcado – F. Acústica: 'Que diz respeito ao ouvido', ramo da física que trata das leis dos sons e dos fenômenos que lhes são concernentes. Qualidade de um local (esp. auditório) sob o ponto de vista da propagação do som. Ouv-: De *aus- 'orelha', or(i/o)-, ’origem’, 'ouvir, escutar'; 'compreender', 'obedecer', 'escutar as súplicas de, atender as súplicas de'.
13 – A Morte – F. Eletromagnetismo
14 – A Temperança - Mecânica Clássica: Parte da física como era estudada até aprox. o final do séc. XIX e que não utiliza os conceitos que surgiram no início do séc. XX, com a mecânica quântica e a relatividade especial. A física clássica ainda é usada com excelente precisão em diversas situações cuja escala é suficientemente grande para que efeitos quânticos sejam desprezíveis e cujas velocidades relativas não sejam muito altas, em oposição à física moderna.
15 – O Diabo – Física da Matéria Condensada: Área da física cujo objeto de investigação engloba o da física do estado sólido (0 – O Louco) e inclui os sólidos amorfos e os líquidos.
F. do Estado Sólido (0 – O Louco): Ramo da física que estuda as propriedades físicas dos sólidos e sua estrutura, em particular as propriedades magnéticas e elétricas de metais e semicondutores. É ramo da física da matéria condensada (15).
16 – A Torre – Ondulatória, física quântica (8). Do lat.ùnda, uonda, ona, estar agitado, 'água (considerada em movimento), onda, vaga; agitação, tempestade; ondas de ar; agitação de uma multidão’.
Curiosidade: Orig.duv., prov. tupi a'wa 'homem' ou 'awa 'cabelo, pêlo'.
17 – A Estrela – Astrofísica, f. cósmica.
F. Solar: Ramo da astrofísica que estuda os fenômenos físicos que ocorrem no Sol; heliofísica.
18 – A Lua – Teoria da Relatividade Geral
Física dos Plasmas - Ramo da física que estuda a constituição, propriedades e produção de plasmas (Gás altamente ionizado e constituído por elétrons e íons positivos livres, de forma que a carga elétrica total é nula.). Etmologia: 'Obra modelada’, ‘figura afeiçoada', 'afeiçoar, modelar', 'criatura'.
19 –O Sol – Efeito Borboleta (Teoria dos Caos) e Termodinâmica
F. Térmica: Conjunto de teorias clássicas e quânticas que incluem fenômenos térmicos em suas formulações; física do calor.
F. Matemática - Ramo da física teórica que procura estabelecer de maneira rigorosa o formalismo matemático de uma teoria física ou que estuda a aplicação de métodos matemáticos à compreensão de fenômenos físicos e à solução de problemas matemáticos gerados por sua descrição teórica.
F. Teórica - Parte da física que formula e investiga teorias que se destinam a descrever e explicar os processos físicos encontrados na natureza e que é capaz de prever fenômenos naturais que ainda não foram observados [A observação pela física experimental é necessária e complementar e pode ou não validar as contribuições teóricas; a linguagem formal da física teórica é a matemática.].
20 – O Julgamento - Físico-química
21- O Mundo - Física Médica: Medicina. Estatística: Pouco usado. Biofísica
Extraído de Numerologia Desencantada
Nenhum comentário:
Postar um comentário