SEGREDO DOS ANCESTRAIS

Quando nós tocamos o tambor, oramos ao Criador e atraimos os batimentos cardíacos da terra.






Nós nunca dançamos sem razão, cada dança tem um propósito.


Nós dançamos pela chuva, que dança para curar, nós dançamos para as estações; nós dançamos de alegria, dançamos para os nossos filhos, temos a dança do povo, nós dançamos para a coragem. O tambor toca na batida do coração, ao ritmo da Terra.

O tambor nos conecta com a Terra, enquanto nós dançamos nossas orações.


Oh, Grande Espírito, quando eu danço deixe que a minha oração seja ouvida por você.




Segundo Leo Rutherford em "Principles - Shamanism (Harper):

"As quatro direções são as competências fundamentais dos quatro pontos cardeais da roda.

Avô Sol nasce no Leste e assim é associado com o poder de iluminação, o fogo da imaginação, a luz, o Espírito - o aspecto não-manifesto de nós mesmos. Como o grande fogo que ilumina a nossa vida, o Avô Sol nos traz o elemento de fogo, de modo que também é colocada no leste, juntamente com a cor amarelo-ouro, o reino dos seres humanos, nós divina mortais cujo trabalho é determinar e zelar. A polaridade aqui é masculina, o escudo humano é a criança livre ou mágicas o tempo é eterno. O leste é o lugar da perspicácia e seu totem é a Águia.

A Mãe-Terra é colocada transversalmente no Oeste. Mãe Terra é escuro e física. A partir dela tudo nasce e através dela tudo tem vida. Naturalmente, o elemento terra, o reino dos minerais: o Povo da Pedra. O Oeste é o lugar do físico; para nós é o Corpo, que a Grande Mãe dá-nos a experiência de três dimensões da vida como escolha. O tempo em que o corpo entende que é agora. Quando nos lembramos de uma alegria ou tristeza, o órgão registra os sentimentos lembrado como se estivessem no presente. O poder que precisamos para viver na Terra é a introspecção, a capacidade de ver no fundo de nós mesmos e também na estrutura da própria vida. O Oeste é o "lugar de olhar para dentro" e seu totem para a maioria dos nativos norte-americanos é o urso O totem Inca é o Jaguar que "consome nosso espírito no momento da morte e retorna para o" Grande Ciclo ", a menos que despertou no morrer, caso em que podemos escapar da boca da onça-pintada e andar com o Caminho do Arco Iris as nossas costas. O inimigo é a morte que nos leva a nossa Mãe Terra no final do nosso tempo. O escudo humano do oeste é o adulto, o Espírito protetor, sacerdote ou sacerdotisa interior, de polaridade oposta à nossa persona adulta cotidiana.No oeste a nossa luta é entre, por um lado profunda introspecção, que nos traz conhecimento interior e ligação com a Força Primal que cria e está em todas as coisas, e sobre a inércia dos outros, uma sensação de estar preso, desconexão, vivendo a morte. Para ousar ser verdadeiramente vivo e vibrante em cada momento de vida é uma tarefa difícil. Significa ser fiel a si mesmo o tempo todo - não evitando as coisas, não mentir, não tomar o caminho mais fácil de situações, não se comprometer com uma verdade que não é sua. A cor é negro, e a polaridade é feminino, receptivo

No Sul (Norte no Hemisfério Sul) O reino Primogênito da Mãe Terra e Sol Pai é o reino vegetal. Plantas prosperar no calor do verão e sua existência é dependente de água . O aspecto de nós mesmos aqui representada é a emoção - o movimento de energia - e é o escudo da Criança, às vezes chamado de "criança ferida". O tempo é o passado, porque a emoção refere-se a eventos passados. A qualidade aliada é a confiança e a inocência eo inimigo é o medo de sermos nós mesmos e na nossa verdades, de duvidar se somos bons o suficiente e assim por diante. Para ir mais além e na confiança de que o universo, para ter, em termos bíblicos, "a fé em Deus", é o trabalho do sul, o trabalho de "apagar a história pessoal". O sul é tem como totem o rato, também pode ser Coyote. Para os Incas, é Serpente que troca sua pele e, portanto, um totem para a libertação de condicionamentos passados

No Norte (Sul no Hemisfério Sul), é representado o elemento ar, e do reino dos respiradores do ar em primeiro lugar, os animais, que desenvolvem a qualidade da mente. A mente pensa em planos para o futuro, o tempo do norte. O escudo humano é o adulto. A qualidade aliada é a sabedoria, equilíbrio, harmonia, alinhamento do conhecimento - em outras palavras, a mente que está conectada à fonte. associado com o Norte é branco, a neve do norte, a pureza da sabedoria e da mente clara, os cabelos brancos do ancião. O norte é o 'local do Conhecimento e seu totem é o búfalo, ou às vezes o Lobo . Para os Incas, é cavalo, o detentor da sabedoria e da filosofia dos seres humanos."



Evocação dos Quatro Elementos








Faço meus clamor nesta oração, com muita fé e amor, Povo Cigano, a Rainha Cigana do Povo do Oriente e a todos

os benditos espíritos de luz no templo da tribo cósmica.

Peço com toda a força do meu coração aos nossos protetores, que a energia poderosa

da natureza representada pelos quatro elementos


(fogo, água, ar e terra) tome conta da nossa casa, do nosso trabalho, do nosso corpo,


da nossa mente, de nossas emoções e anseios.

Cubram-nos com grande proteção e nos abençoe.













Que o fogo seja a demonstração viva do amor, da união, do calor humano e da harmonia q

ue deve nos ligar por toda nossa existência.



Que a água, fonte cristalina de bênçãos, lave e limpe nossas vidas e nos livre de toda

carga negativa que possa interferir em nosso

comportamento e atitudes para conosco mesmos e nossos semelhantes.



Que o ar nos traga o sopro mágico da vida e renove a cada dia as nossas energias físicas e

a nossa saúde.



Que a terra seja o nosso símbolo de prosperidade, renovando sempre,

para que possamos semear e

colher todos os seus frutos benditos para nossa tranqüila sobrevivência.









Salve a magia, a forca e a Luz do Povo Cigano


Xamanismo, Bruxaria, Magia - 1ª parte



Estes três termos são muito usados hoje e existe uma grande similitude entre as pessoas que se aproximam destes caminhos. Vamos meditar juntos sobre este tema hoje. Para isso precisamos começar meditando sobre o ato de falar, sobre o ato de trocar informações por palavras. Xamanismo é uma palavra. Ela indica, alude sobre algo, mas não é esse algo. Água é uma palavra. A palavra água te faz lembrar do elemento em si, mas não podes mitigar tua sede só com a palavra água, só com a lembrança mental da mesma, de imagens da mesma.






Quando falo água, ou aqui, quando escrevo água tua mente vai até um arquivo e libera memórias, experiências já vividas suas com este elemento. Se escrevo água quente limito o leque de opções. Água fria leva a outro tipo de lembranças. Te deu sede toda essa conversa sobre água? Pensa na água.





Imagina a água, imagine que bebes um copo de água. Agora, se quer mesmo estabelecer uma comunicação mais ampla entre nós, levanta e vai tomar um copo de água. Se fizeres realmente isso vais notar como é totalmente diferente lidar com o conceito, com a palavra água e tomar água de fato. Portanto o termo água alude a algo efetivo que existe, com o qual tu tens contato, mas não tem o mesmo valor de resolução.



Não mitigas a sede com palavras, só com o elemento. Da mesma forma os termos Xamanismo, Bruxaria e Magia não podem ser completamente compreendidos só com abordagens teóricas. Vamos aludir, vamos nos aproximar, vamos mesmo demonstrar certos fatos de tais práticas, mas nota que a compreensão profunda só virá quando tu, que lês estas linhas, fores também alguém que sente a ARTE em tua essência.



Só praticantes se entendem plenamente nestas abordagens. Por que em primeira estância estas três formas de caminhar na existência são formas de uma mesma tradicional e transcendente forma de conhecimento, que transcende toda e qualquer forma de conceitualização. Assim optamos por chamar este SABER DOS SABERES, este além de tudo que podemos conceber como ARTE.





A ARTE é pois a filosofia/ciência/mística/arte em sua mais plena expressão. Durante nossa era decompusemos a abordagem da realidade nestas formas . Ou abordamos a realidade filosoficamente ou cientificamente, ou misticamente ou artisticamente. Interessante que como resposta a extrema dependência de uma abordagem mística, que na realidade era misticóide, da realidade que caracterizou certos séculos anteriores esta era se esforça por ficar limitada ao que chamam de "concepção científica da realidade". Todos insistem em tentar provar que campos como os fenômenos paranormais são "científicos".





Mas a questão central é que os paradigmas nos quais se apóiam para dizerem-se científicos contradizem mesmo as bases da própria noção de ciência, já que a busca de respostas verdadeiras deveria ser uma premissa mais forte na ciência que a manutenção de uma ideologia dominante para manter sociedades inteiras servis. O Xamanismo, a Magia e a Bruxaria foram perseguidas e ainda são em muitos setores desta sociedade que aí está. Vejam as campanhas constantes contra todo tipo de terreiros de umbanda e candomblé e todo movimento de nova era por parte dos segmentos mais fundamentalistas de certas religiões em franco crescimento. É apenas um aspecto desta luta contra toda forma de trabalho mágico que escape aos paradigmas impostos.





Esta luta que ainda existe entre campos ideológicos se reflete também na chamada ciência acadêmica, onde indivíduos com inflados egos ainda influem nos rumos das pesquisas e no conceituar da realidade para que certos modelos da realidade não sejam de todo alterados.





O Xamanismo, a Magia e a Bruxaria são formas de abordar a realidade que têm sido perseguidas há algum tempo, em diferentes civilizações. Por quê? Por que esse medo que tais caminhos despertam? Se observarem com atenção notarão que toda vez que um regime absolutista, que deseja impor sua vontade privada sobre a vontade coletiva, se estabelece, tais caminhos são os primeiros a serem perseguidos. Toda vez que o poder despótico se faz sentir os caminhos citados são perseguidos.



Os povos nativos continuam sendo oprimidos hoje. Destruídos enquanto cultura e enquanto vidas, mortos em conflitos diversos. A Magia e a Bruxaria ganharam um certo espaço em certas camadas sociais e acabaram fazendo uma lenta migração de volta ao sistema dominante e explodiram com força em vários magistas e bruxos que vem alimentando a cultura oficial com obras nas quais narram suas aventuras e descobertas na vastidão de outras realidades que circundam a nossa.



Lendo os autores mais originais, não os que baseiam suas "descobertas" apenas na leitura de outros, mas os (as) que conseguem participar mesmo de uma maior aproximação das fontes de onde tais informações são emanadas, vamos notar que questionamentos profundos sobre a Vida, a Morte, a consciência, a realidade a nossa volta, a existência de realidades outras que não esta, seres outros habitando mundos ao redor deste, seres alienígenas a nossa realidade presentes em nossa própria realidade, mas não perceptíveis a nós, enfim vários temas foram sendo investigados por vários indivíduos, homens e mulheres que tiveram acesso a fragmentos de informação, outros (as) à escolas autênticas possuidoras de elos com a ancestralidade de onde este SABER emana, enfim muitas linhagens diferentes foram contactadas por estas pessoas que tinham em si o ímpeto de aprender mais sobre os mistérios que nos circundam e escrever sobre isso.





Helena Petrovna Blavatsky, Upasika; Aleister Crowley, Therion; Fernando Pessoa, na multiplicidade; mais recentemente Carlos Castaneda, também conhecido como Charles Spider; enfim muitos homens e mulheres foram sondar outras realidades e acabaram encontrando de fato abordagens da realidade completamente diferentes das que esperavam. O Xamanismo, a Magia e a Bruxaria tal qual são concebidos e praticados hoje sofreram profunda influência destas pessoas, pois foram elas que fizeram as primeiras traduções dos conceitos ancestrais destes caminhos para a sintaxe da nossa cultura. Quando colocados na sintaxe da nossa cultura tais informações adquirem mesmo um caráter de revelação. RE Vela.





Indica, alude, mas também confunde, coloca o véu de novo pois definir estes caminhos e falar sobre eles pode nos levar a realizarmos falsas associações, resignificações e interpretarmos os conceitos desses caminhos de acordo com nossas presunções e a partir daí dormir ainda mais ao invés de despertar.



Tanto no Xamanismo, como na Magia como na Bruxaria a primeira premissa é que só pode trilhar esse caminho quem "É". Se notarmos toda a obra produzida sobre estes caminhos vamos notar que de forma declarada ou subliminar quem instruí o (a) aprendiz em qualquer desses 3 caminhos começa sempre ensinando tal aprendiz a deixar de ser apenas uma resultante de condicionamentos do meio, de "n" fatores que afetaram sua existência até então e aprender a ser um "EU" real. Alguns lidam com toda uma viagem pelas esferas da Árvore da Vida e do Tarot para este trabalho, onde o ser que tal caminho trilha vai lidando com seus medos e condicionamentos, carências e vaidades, vai se integrando, resolvendo sua sombra e então, após atravessar o abismo onde deve despir-se até de si mesmo, surge um novo ser, o que "É". Só aqui começa a magia, antes havia apenas um agitar semi- consciente da luz astral, o grande mar de energia que nos circunda, que gera ao redor de nós uma atmosfera psíquica, que pode gerar fenômenos diversos, mas que é também uma grande ilusão, maia, um mitote.





Me parece bastante importante este fato. Tanto no Xamanismo, como na Magia, como na Bruxaria o primeiro passo é deixar de meramente sobreviver para VIVER, deixar de reagir para AGIR.





Esse lembrar de si, esse resgatar a nós mesmos além das ilusões que estão aí é condição básica para que haja Xamanismo, Magia ou Bruxaria.





Xamãs, Magistas e Bruxos (as) são homens e mulheres que antes de mais nada "SÃO". Para poderem operar efetivamente nas premissas desses caminhos têm que "SER" ou serão destruídos quando as fronteiras da realidade se expandirem. A VONTADE é o começo de tudo, a mais fundamental conquista que um (a) Xamã, um (a) Magista ou um (a) Bruxo (a) deve ter realizado, para não ser destruído pelos poderes e esferas que pretende interagir. E VONTADE já é uma palavra que está num contexto diferente do comumente expresso. Não tem nada a ver com desejo, mesmo com volição ou qualquer outra forma de expressão que conheçamos.





Tanto quem trilha o caminho do Xamanismo como da Magia como da Bruxaria sabe que VONTADE aqui tem outro sentido, outro significado é a forma pessoal que cada um tem de expressar um poder muito maior, que é a própria VONTADE da Eternidade que nos circunda.





Só quem "É" pode ter VONTADE. Este é um sentido que escapa a muitos leitores das obras de quem esteve estudando esses caminhos e sobre eles escreveu. Vejam Crowley: "Faze o que tu queres..." Esse "Tu" é um conceito complexo, indica que existe alguém de fato, não um aglomerado de estilos de emocionar-se, de raciocinar e reagir que chamam de "eu".





Lendo Erva do Diabo e Estranha Realidade milhares de pessoas pelo mundo ficam a vagar erraticametne por se super-estimularem com plantas de poder diversas crendo que o "espirito da planta" vai lhes revelar algo que já não sabem. Mas o cerne abstrato do aprendizado ali era outro, tudo ali estava sendo usado como meio de trabalho por alguém que tinha maestria na ARTE. Assim ficar preso em leituras literais de qualquer obra que toque a ARTE é como ser um fundamentalista e basear sua vida em interpretação literal de textos adulterados que foram escritos em outra cultura.





O que chamo atenção, neste primeiro artigo de nove com este tema, é que antes de atabalhoadamente irmos a definições e diferenças entre Xamanismo, Magia e Bruxaria temos que repensar nossos paradigmas, nossas bases conceituais sobre as quais assentamos nossa compreensão de mundo. E uma condição fundamental é compreender que quando estamos falando de XAMANISMO, de MAGIA e de BRUXARIA compreendidas essas linhagens como as que de fato tem ligação com a ARTE, existem pontos muito interessantes de semelhança entre ambas que têm sido deixados de lado.





Vamos a eles. O primeiro deles é o fato que todo caminho que leva a ARTE começa por auxiliar o ser que trilha tal caminho a se desvencilhar do pesado passado que carrega consigo, da insana absorção em conceitos prontos, em condicionamentos estáticos que foi implantada em cada ser humano nesta Era de escravos que vivemos. E aqui tocamos num ponto sensível, todo sistema feitor de escravos sempre lutou arduamente para destruir tudo ligado ao Xamanismo, a Magia e a Bruxaria. Por quê? Por serem caminhos de LIBERDADE e aqui temos outra definição importante. O Xamanismo, a Magia e Bruxaria sempre foram caminhos de homens e mulheres livres. Que alguns desses homens e mulheres tenham caído, ao tentar se aproximar da ARTE, em formas de prisão muito mais sutis e perigosas que a prisão deste mundo é um fato, o qual alerta a todo praticante que arrogância e presunção são estilos de comportamento que nos dirigem diretamente para as iscas que existem no vasto mar que vamos descobrindo quando nos dedicamos a ARTE.



Tanto o Xamanismo, como a Magia, como a Bruxaria tem diversas formas de manifestação e existem também muitas formas de culto que nada tem a ver com a essência do Xamanismo, da Magia e da Bruxaria que ainda assim se apresentam como tal. Temos no tocante a Bruxaria o agravante de ter sido deturpada fortemente pelas falsas acusações e testemunhas sob o terror da tortura ou mesmo ameaça dela, terem criado fantasias sem fim que serviam bem aos propósitos dos que desejavam criar o medo contra trais práticas e conhecimentos.





Na Magia temos as deturpações como a "magia negra", criação também da inquisição, que ainda hoje assusta tantos. No Xamanismo temos grande número de índios que imitaram formas de agir, sem entender a essência, de verdadeiros xamãs e assim hoje repetem ritos e formas, mas sem o poder que caracteriza toda ação de fato xamânica. Mas além destas deturpações temos o XAMANISMO de fato, a MAGIA de fato e a BRUXARIA de fato e é sobre estas faces da ARTE que vamos falar nesta série de artigos.



"Um velho ensinamento indígena dizia:




É errado soltar uma lágrima na terra

Qualquer coisa pode estar a crescer lá.



Pode ser cortado,

Mas não deve ser extirpado.

As árvores e grama têm espíritos.



Sempre que um dos crescimentos podem ser destruídos,

Seu ato é feito em tristeza.

Com uma oração de perdão,

Devido às suas necessidades .. "



Wooden Leg, Cheyenne






Nuvem que passa

Extraído do Pistas do caminho

Tamborzito:






Sthan Xanniã - Canção de Cura



Sthan Xanniã - Ao som do tambor



Sthan Xanniã - Canção da Coruja da Manhã





















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