quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ATRIBUTOS DA APRENDIZAGEM - JOÃO COUTINHO: PARTE III



O degrau de uma escada não serve simplesmente

para que alguém permaneça em cima dele,

destina-se a sustentar o pé de um homem

pelo tempo suficiente para que ele

coloque o outro um pouco mais alto.

Trabalhando só pelos bens materiais

construímos nós mesmos nossa prisão.

Encerramo-nos lá dentro, solitários,

com nossa moeda de cinza que não pode ser

trocada por coisa alguma que valha a pena viver.

Por isso, para entender o coração

e a mente de uma pessoa,

não olhe para o que ela já conseguiu,

mas para o que ela aspira.

Quanto a verdade que elas dizem

lembre de que somente os loucos

e as crianças dizem a verdade.

Os loucos são aprisionados e as crianças educadas!”

Thomas Huxley



O ressentimento,as críticas, a culpa e o medo derivam de se acusar os outros e não assumir a responsabilidade pelas próprias experiências. É muito confortável desempenhar o papel de vítima, pois assim a culpa cabe a outra pessoa.

O medo tem origem na falta de confiança no processo da vida. A culpa tem origem em nossas frustações. Mas nenhuma pessoa, lugar ou coisa tem o poder sobre nós. Cada um é o único árbitrio da própria mente.

O ressentimento tem origem na incapacidade de perdoar. O perdão nada tem a ver com aceitar o mau comportamento. Por isso, a pessoa que você acha mais díficil perdoar é aquela da qual mais precisa se libertar.

Portanto desaprenda, em algum lugar aprendemos a ser o que somos. Quanto mais diz, eu sou assim, isso só acontece comigo, as pessoas agem deste jeito comigo, ninguém me ama, que a outra pessoa é a errada, que ela te engana, mente e é falsa. Quanto mais se afirma algo, mais verdadeiro ela se torna, pela lei do hábito e da auto-sugestão.

Vocês estão prontos para abandonar as velhas crenças? Para isso deve aprender a desaprender, tirar velhos hábitos de seu caminho de aprendizagem. Há três tipos de fatores que impendem que isto aconteça. O primeiro é a comodidade, é mais fácil ser do jeito que é, acredita que faz parte de sí e esquecer que você não é o seu comportamento. O segundo é acreditar em demasia, sem a força da ação. O terceiro é a falta de confiança em sí mesmo.

Um homem pode ir a igreja todos os dias, orar e ler sua bíblia e achar que é um homem de fé, acredita ser assim. Porém se este mesmo homem, transforma sua vida com as coisas que aprendeu, vai em busca de seus ideais e ajuda pessoas a ter uma vida melhor, pratica atos de sua fé como a caridade, leva uma palavra amiga para quem precisa, estuda ou procura desenvolver seus dons e outros, ele desenvolve a fé. Tudo o que faz com vontade, sem medo de seguir adiante, faz com a fé no que acredita ser o ideal. A fé está relacionada a fazer acontecer, é agir. A fé é a vontade em ação.

Neste prisma, apresento um terceiro atributo para a aprendizagem, a confiança em sí mesmo. Nada é tão inevitável quanto um erro que você prevê. Nada é tão absurdo quanto não amar a sí proprio e não se auto valorizar, tudo na vida é relativo, um fio de cabelo numa cabeça é pouco, mas em um prato de sopa é muito.

Por isso, modere em suas atitudes, as vezes é preciso relevar certas coisas para não se criar conflitos. Não há espelho melhor que reflita o ser humano do que a suas próprias atitudes. Busque sempre em seu interior a resposta em como agir com determinadas pessoas ao seu redor, afinal é muito gostoso viver a vida. A convivência reflete em muito nossa confiança. Viver com pessoas que somente nos denigre, leva nossa auto-estima para baixo, e com pessoas que não nos escuta é muito angustiante.

Lembre-se que “O universo nunca dá nada a uma pessoa o que ele não possa carregar, portanto, nunca ore suplicando por uma carga mais leve, e sim por ombros mais fortes”. Busque dentro de sí o que pode mudar, o que pode te fazer uma pessoa melhor. Se acredita que a vida é feita por momentos de felicidade, então acredita que são os outros que devem te fazer feliz, então erra, consigo e com a vida.

Porque a felicidade está nas pequenas coisas da vida, são elas que nos transformam em pessoas vivas, e são as lágrimas derramadas que nos fazem fortes. O sucesso é mais atitude do que aptidão e tudo que precisamos e estar contentes conosco.

Cada passo, cada instante, cada caminho que decidimos seguir fazem de nós fortes e decididos, é o que vai lapidar nossos corações para sermos felizes. As pessoas não se tornam especiais pela maneira de ser ou agir, mas pela profundidade em que atingem nossos sentimentos. Uma palavra dita sem maldade pode afetar a pessoa que está com sua auto-estima em baixa.

Confiar em sí mesmo é um atributo que exige coragem real, é mais paciente que audaciosa, porque o amor e a verdade estão unidos entre si, como as faces de uma moeda. Para mudar é preciso ter paciência. Lembre-se a ignorância não mede o quanto você desconhece, mas sim o quanto você é preso a suas verdades.

Desaprenda, desprenda-se de tudo que te traz infelicidade. Muitas coisas em nossa vida se repetem porque criamos o hábito de agir da maneira que as leis da atração e da compensação faz-nos viverciarmos sempre os mesmos momentos, podem mudar as pessoas, os lugares, mas sempre a mesma situação nos persegue.

Assim, “Cometemos o erro de matar todas as lagartas de nossas vidas, e depois reclamamos que não há mais borboletas”. A gente anda conforme a nossa vontade. Dê um espaço quantico para que o universo ajude a você resolver os problemas. Uma parte do aprendizado é observar alguém fazendo por você, faz parte da resolução do problema.

Você já deve ter ouvido falar nas expressões, “ Deus me ajudou a conquistar tudo isso, ou, Graças a Deus ele resolveu o meu problema”. “Meu orixá, meu guia, resolveu meus problemas, posso contar sempre com ele quando precisar”. Os anjos falam comigo e me disseram que iam resolver meus problemas e depois que fiz tudo que me mandaram fazer as coisas se resolveram”. “Os espiritos que me guiam me ajudam a todo momento de minha vida”.

Talvés você não acredite que estas coisas realmente aconteçam, não importa. O que importa é que estas pessoas deixaram um espaço quantico para que o universo agisse. Quanto mais atribulado é o seu pensamento, quanto mais vive uma só situação, quanto mais desesperado esteja e confuso, pior fica, pois não está deixando um espaço quantico para que suas orações e seus pedidos sejam realizados. A confusão gerada nos pensamentos, dificulta em saber o que realmente quer.

Veja bem, quando está na escola o que faz, senta-se em uma cadeira e observa as ações de seu professor, escuta o que ele diz e suas explicações, em primeiro momento ele resolve o problema para você, e em muitos momentos ele até tira suas dúvidas, se você não pergunta nada, ou se sente no direito de não perguntar você nunca vai saber se está fazendo certo, a não ser quando ele resolver na lousa o exercício. Um bom profissional, sempre vai estar explicando e resolvendo por você algo que tem a lhe ensinar, até aqui você é um ser passivo, está aprendendo, depois vai fazer você fazer, com sua orientação, e logo vai te cobrar o que te ensinou. Se reprovar, custa mais um ano de aprendizagem, recomeça tudo de novo, até aprender. Se passou para outra fase sem aprender direito vai ter dificuldade, ter a base da aprendizagem é tudo, pois se não aprendeu a somar, multiplicar e dividir, terá dificuldade em aprender nos cálculos mais difícieis.

Através da observação e da experienciação, está a maioria de nossos aprendizado. Se tivesse nascido em uma tribo onde todos montassem em um tigre, talves eu também montaria. Quando uma criança nasce, ela aprende observando o que seus pais fazem, as primeiras palavras são uma repetição do que ouviram e das quais primeiramente se identificaram. Depois experimentam de tudo, qualquer coisa querem pegar, e como a primeira coisa que aprendeu foi chorar quando quer algo, como comer, se não der a ele, chora. E como nos seios da mãe encontrou seu silencio, tudo que pega quer colocar na boca.

Os problemas da vida não se difere assim tanto da escola, a diferença é que a vida é cruel, não tem como voltar atrás e passar a borracha. Por isso, não xingamos apenas os nossos professores quando reprovados, xingamos Deus quando nossa vida não vai bem, xingamos nossos orixás ou nossos guias quando acreditamos estarem passivos a nossa realidade, xingamos os espiritos por não nos ajudar e começamos até a duvidar se eles realmente existem, xingamos a vida, os outros e tudo ao nosso redor. Já se perguntou se não é você que está passivo? Já se perguntou se não é você que dúvida de sí mesmo? Já se perguntou se não é os outros e sim você que não permite vivenciar certas situações?.

Quando nossa confiança se degrada, a depressão nos atinge, a vontade de sumir, de desaparecer do planeta ou de morrer nos consome. Então, desaprenda, desagregue das perdas, liberte-se das coisas que te agridem. Pode viajar para um lugar maravilhoso, com vista para o mar, pode mudar as roupas, trocar os amigos, desaparecer do mapa, trocar de namorado (a) ou de conjuge, se não aprender a mudar interiormente, tudo é a mesma coisa, porque não confia em sí mesmo.

Aprenda a confiar em sí mesmo, sugiro que a partir desta leitura, pegue um diário, escreva nele tudo que tenha medo, seus podres, suas vergonhas, suas fantasias e sonhos. Não precisa ser um caderno, se acredita que alguém possa ler, abra no computador uma pagina e intitule um nome, um Diário Mágico, coloque senha para ninguém abrir, de preferência uma senha que tenha certeza que ninguém vai descobrir e abrir seu diário. Escreva tudo nele, seus segredos, eles estão velados dentro de você, jogue tudo pra fora. Leia e releia por várias vezes e inclua tudo o que precisar escrever.

Cuidado, seja muito cauteloso, é o seu diário, se tiver algo a se esconder, depois de escrever tudo rasgue, queime e jogue fora, ou simplesmente delete, inclusive da lixeira. Caso não tenha, mantenha guardado apenas para sí, poderá fazer dois diários, um para ser deletado e o outro para ser guardado. O que é para ser guardado, mesmo se tiver algo a esconder, sugiro que depois de escrito faça uma tabela de suas virtudes e de suas não virtudes. Veja o quanto você é mau e o quanto você é bom.

Tente dar uma resposta para seus medos, procure não usar palavras como eu tenho que fazer isso ou tenho que melhorar isso, vai parecer obrigação. Retire tudo da sua mente, suas lembranças que quer esquecer e suas lembranças que quer lembrar. Jogue todo o lixo pra fora. Veja os hábitos que costuma fazer diariamente. Um hábito geralmente é trocado por outro, uma pessoa que tem um hábito de fumar, ao largar, começa a comer demais e assim engorda. Substitua o hábito por outro que valha a pena fazer. Troque suas prioridades e de alternativas para sua vida e para que o universo, ou que acredita que está ao seu redor saiba realmente o que quer e acima de tudo tolerância.

Porque muitos livros de auto ajuda não dão certo? Simplesmente, por que a realidade tira a imaginação. Temos dificuldade para abstração do conhecimento. Como imaginar algo que está fora de nossa realidade. É como imaginar ganhar milhões em dinheiro, se quando olhamos em nossa conta corrente e a vemos zerada. Como podemos imaginar a prosperidade, quando a realidade nos fazem abrir nossos armários e geladeiras e não termos o que comer. Como podemos imaginar um grande amor, se só há brigas em casa. A realidade fecha o poder de abstração e recua a confiança que temos em nós mesmos, por isso é tão difícil imaginar, neste atributo é preciso aprender a ser , este será o tema do próximo capitulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário